BLOG-5-dicas-para-decorar-sua-sala-de-estar-20102015-imagem-online

– 5 dicas para decorar sua sala de estar

A sala de estar é o espaço da família. É nesse ambiente que nos reunimos para conversar, descansar e receber amigos. Ou seja, a sala funciona como o coração da casa, o cartão de visitas da residência. Ao adentrar no imóvel, normalmente é a sala que nos acolhe e nos diz, sem palavras, que somos bem-vindos. Daí a importância de decorar esse ambiente com muito carinho e critério. Para te ajudar na prazerosa tarefa de organizar e decorar sua sala de estar, listamos 5 ótimas dicas. Confira:

1 – Planeje a decoração

Antes de mudar as coisas de lugar ou sair comprando novos móveis, planeje a decoração da sua sala de estar. Faça um esboço de como você deseja a décor, monte uma lista com os itens que você pretende incluir no ambiente e defina um conceito a ser seguido no projeto. Nessa etapa, é importantíssimo estipular o estilo decorativo: se é clássico, rústico, romântico, moderno, clean, étnico e assim por diante. A definição do estilo norteará suas escolhas.

2 – Pense na funcionalidade e otimização do espaço

É indispensável pensar na funcionalidade e otimização do espaço — especialmente quando a sala é pequena. Escolha elementos proporcionais às dimensões do ambiente, evitando excessos e priorizando um bom espaço livre para a circulação de pessoas. Por falar nisso, para não comprometer o aproveitamento do espaço, o ideal é deixar uma distância mínima de 90 centímetros entre um móvel e outro.

3 – Escolha cuidadosamente a mobília

A beleza, o conforto e a funcionalidade da sua sala de estar dependem diretamente da escolha dos móveis. Além de bonitos, eles precisam ser práticos e confortáveis para assegurar o bem-estar e a comodidade dos moradores e visitantes. Invista em peças com design diferenciado, material resistente e cores que dialoguem com sua proposta decorativa. Dê atenção especial ao sofá, que é a estrela da sala. Nesse caso, prefira estofados convidativos e que favoreçam os momentos de descanso, descontração e relaxamento. Poltronas, painéis e mesas de centro também são bem-vindos.

4 – Invista em objetos decorativos

Além dos móveis, uma sala bem decorada pede adornos como vasos, quadros, enfeites etc. Se o cômodo for muito compacto, não coloque muitos itens no espaço, pois isso deixa a sala visualmente poluída e a faz parecer menor do que ela realmente é. Em salas pequenas, os melhores objetos decorativos são os espelhos, que provocam a sensação de amplitude e os lustres, que decoram de forma suspensa e não prejudicam a área de circulação.

 5 – Aposte nas cores certas

De acordo com especialistas, as melhores cores para a sala são as nuances claras, como gelo, branco, off-white, creme e amarelo-claro. Deixe os tons vibrantes e mais intensos para detalhes em vasos, móveis e almofadas. Uma única parede colorida ou um papel de parede estampado também podem ser usados, desde que o efeito fique harmonioso. Para valorizar a sua escolha de cores, capriche na iluminação. Vale lembrar que a iluminação amarelada é mais aconchegante, enquanto as luzes brancas fazem o espaço parecer maior e ajudam a manter o estado de alerta.

Se você ainda tem dúvidas sobre decoração, consulte um arquiteto ou designer de interiores. Com experiência e bom gosto, esses profissionais ajudam — e muito — no momento de planejar e repaginar sua casa.

Gostou das nossas dicas?
Vai usá-las na hora de decorar a sua sala de estar?
Compartilhe as suas opiniões e ideias em nossos comentários!

 

Visite nosso site: www.espacoeforma.com.br  ou solicite um orçamento

Solicitar orçamento para Espaço e Forma

Posted in Design de interiores and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *