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– Branding: faça gestão da sua marca de forma imponente

Você já ouviu falar em branding?

Trata-se do termo em inglês, proposto pelo conceituado autor da área de marketing Philip Kotler, que define o valor que as marcas possuem.
Para trabalhar o branding é necessário diferenciar-se da concorrência, por meio de um bom logotipo e uma identidade visual, serviços de qualidade, bom atendimento ao público, além de uma gestão de marcas eficiente.
E não são apenas as grandes empresas que podem (e devem) trabalhar os princípios do branding.
Pequenas empresas e profissionais liberais, como você, arquiteto, também precisam se preocupar com esses preceitos.
Para ajudá-lo, elencamos 4 dicas para que você possa fazer a gestão da sua marca de forma imponente. Confira!

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Crie uma identidade visual

O primeiro passo para começar a trabalhar o branding é a criação de uma identidade visual.
Para isso, deve-se contratar um designer ou uma agência de comunicação e publicidade qualificada, que crie uma marca seguindo os conceitos do design, escolhendo as cores e os elementos que mais se adaptam ao seu público-alvo.
Além do logotipo, a identidade visual compreende todos os materiais gráficos como cartões de visita, folders, flyers, template de site, cards de redes sociais, entre outros.
Desse modo, tudo será padronizado e, quando alguém visualizar algum dos seus materiais de divulgação, logo associará à sua marca.

Identifique o valor da sua marca

Para fazer branding, é necessário que você saiba identificar o valor da sua marca.
Isso quer dizer que, com base nos princípios do planejamento estratégico, deve-se pensar na missão, na visão e nos valores da sua empresa, e adotar esses princípios nas ações que você toma no dia a dia.
Deve-se observar também os detalhes que fazem com que o seu serviço se diferencie da concorrência.
Um exemplo prático na área da arquitetura é o profissional que explica cada detalhe do projeto arquitetônico ao cliente, fazendo com que ele sinta confiança no seu trabalho e esteja envolvido com o que está sendo criado.

Tenha uma estratégia e posicionamento de mercado

Com base em estudos do perfil dos seus clientes é possível definir uma estratégia para se posicionar no mercado.
Desse modo, se o seu público-alvo é formado por pessoas da alta sociedade, por exemplo, os elementos visuais da marca e as formas como lida com o cliente devem estar de acordo com o que esse tipo de público espera.
Agora, se o seu público é formado por pessoas de classes mais baixas e que investem em projetos mais simples, a forma de tratamento precisa ser outra, não fazendo com que essas pessoas se sintam mal ou menosprezadas.

Invista em relações públicas e publicidade

Para que a sua marca seja sempre lembrada pelas pessoas, é essencial o investimento em relações públicas e publicidade.
A contratação de um profissional ou de uma empresa dessa área é importante para que esse trabalho seja feito da forma correta.
As ações de comunicação e relacionamento podem ser feitas por meio da imprensa, das mídias sociais, do contato telefônico, etc.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre branding, que tal conhecer algumas práticas que podem ajudá-lo a desenvolver melhor o seu trabalho?

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Leia o nosso artigo: 4 práticas para gerenciar os projetos de arquitetura!

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