ESPAÇO E FORMA vitrine by Elaine Delegredo e Luciana Correa

– Como usar cores na decoração de sua casa!

Pode parecer fácil escolher um tom específico que combina com um determinado ambiente.
Contudo, o trabalho de selecionar cores na decoração de uma casa não é assim tão simples.
Para te ajudar a fazer a escolha ideal, listamos 4 dicas que são de grande utilidade na hora de fazer combinações nos mais diversos ambientes da casa.
Confira as nossas idéias:

1 – Aposte em cores básicas para todos os ambientes

Se você optar por cores básicas, mas que ainda assim fogem dos tons pastel, descobrirá que algumas delas ficam melhores em determinados espaços da casa:
– O vermelho, por exemplo, tem sido bastante explorado nas salas de estar e cozinhas (alguns dizem que funciona até mesmo para abrir o apetite), contraposto ao branco, ao marrom ou ao preto.
– No banheiro, um tom claro e vibrante de azul pode fazer toda a diferença, seja com azulejos pequenos ou com pastilhas. Outra cor que se destaca muito bem nesses espaços é o verde.
– Ambientes externos, por outro lado, requerem cores mais quentes, como o amarelo ou o laranja.

Lembre-se sempre de que o ideal é decorar pontos específicos da residência e não deixar cada canto com uma cor.

2 – Explore os tons mais vivos no quarto

O quarto de dormir é, geralmente, aquele que reflete melhor o nosso estilo e a nossa personalidade. Por isso, é um dos melhores lugares para trabalhar as cores na decoração sem medo de ser feliz. Quando recorrer a um decorador, designer ou arquiteto, lembre-se de deixar claro o que te agrada.
Por ser um ambiente que varia muito de pessoa para pessoa, o quarto aceita praticamente qualquer escolha de cor. Só fique atento quanto às possíveis combinações, já que nem sempre o amarelo combina com o verde ou o roxo com o laranja.
E por ser basicamente um lugar de descanso, valorize cores mais neutras. Para quebrar a monotonia, combine algo com tom mais vibrante. Uma boa escolha é uma cômoda amarela, por exemplo.

3 – Aplique o vermelho em diferentes espaços

O vermelho é, sem dúvida, uma cor que pode e deve ser explorada. Dos tons mais claros — marcas de poder e desejo — aos mais escuros — conhecidos por representar elegância e luxo —, é possível encontrar uma opção adequada para diferentes pontos da casa.
Já falamos da cozinha e da sala de estar e do destaque obtido quando o vermelho é contraposto às cores neutras. Mas essa é uma cor que, sozinha, também se encaixa em escritórios, bibliotecas, quartos, fachadas etc.

 

 

4 – Harmonize a cor do ambiente e dos móveis

Por fim, um dos principais pontos: é imprescindível que haja harmonia entre as cores usadas em um ambiente e os móveis que ocupam o espaço. Fique atento, principalmente, se forem móveis que fogem muito do preto, do branco, do marrom e do bege. Quanto mais coloridos os móveis, mais cuidado devemos tomar para não deixar o ambiente excessivamente pitoresco — a não ser que seja essa a intenção.

 

Lembre-se sempre de procurar um profissional capacitado para assessorar suas escolhas e trazer melhorias para o seu estilo.

Gostou das nossas dicas? Como você irá explorar… Deixe seu comentário

Visite nosso site: www.espacoeforma.com.br  ou solicite um orçamento

Solicitar orçamento para Espaço e Forma

Posted in Espaço e Forma and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *