Eloisa Rosseto quarto estilo decor industrial

– Decoração industrial: saiba mais sobre essa tendência

Entre as décadas de 1950 e 1970, os galpões e estúdios da cidade de Nova York começaram a ser convertidos em apartamentos residenciais.
Construídos a partir de madeira, metal e concreto, esses espaços são amplos e trazem tijolos e tubulações à mostra, com poucas paredes (ou mesmo nenhuma) dividindo os cômodos.
A decoração industrial chegou para valorizar esses espaços, transformando-os em lares cosmopolitas e contemporâneos, excelentes para quem buscava conciliar, no apartamento, sua vida pessoal e profissional. Hoje, o estilo é uma ótima pedida para quem quer otimizar os espaços do imóvel, deixando-o não apenas funcional, mas também bonito, diferente e cheio de personalidade.
É por isso que, algumas décadas depois de seu surgimento, a decoração industrial está tão em alta.
Os imóveis que contam com a decoração industrial geralmente não possuem paredes para dividir os ambientes.
Nesse tipo de decoração, para criar novos espaços ou delimitar algumas divisões — como entre a sala de estar e de jantar —, utilize prateleiras e estantes que cumpram essa função no espaço.

– Abuse dos metais espelhados para obter classe na decoração industrial

Em alguns casos, o uso de metais envelhecidos com a rusticidade dos revestimentos de tijolinhos nas paredes carrega o ambiente e torna a decoração industrial caricata.
Para um toque de classe e sofisticação nesse estilo, invista em espelhosobjetos decorativos e banquetas em tons diferenciados de metal.
Super em alta, esses objetos ainda ajudam a criar pontos de luz, equilibrando e diminuindo a sobriedade do ambiente.

– Relembre os costumes da época

Quando a decoração industrial surgiu, em Nova York, a ideia era unir em um único ambiente a residência e o trabalho.
Desde aquela época, era muito comum sair depois do trabalho para um happy hour e estender o momento de lazer noite adentro.
A união do ambiente de trabalho com a casa fez com que o morador sempre tivesse uma garrafa da sua bebida preferida exposta na decoração.
Utilize esse artifício e invista em um móvel para bar ou em um aparador marcante para expor as melhores garrafas que você tiver.
O vidro que embala a bebida e as taças diferenciadas complementam a decoração industrial.

ESPAÇO E FORMA - BLOG Decoração Industrial

ESPAÇO E FORMA – BLOG Decoração Industrial

– Combine couro e madeira

Para trazer mais aconchego a um ambiente de tons cinza e coberto por referências com muito uso de metal, escolha tecidos e materiais que suavizem o ar de fábrica do ambiente.
madeira traz a sensação de redução para o cômodo, além de auxiliar no isolamento acústico do ambiente.
couro é um material de alta durabilidade, fácil de limpar, além de combinar perfeitamente com a paleta de cores sóbrias presente na decoração industrial.
Para não sobrecarregar o ambiente, utilize o material empoltronas e pufes.

BLOG Decoração Industrial

ESPAÇO E FORMA – BLOG Decoração Industrial

– Abuse de detalhes que trazem a decoração industrial para o ambiente

Para inserir o estilo na decoração da sua casa, você pode começar aos poucos.
Fazer testes com pequenos objetos de decoração é uma boa solução para quem ainda não decidiu qual estilo seguir em determinado ambiente, ou então possui o desejo de misturar vários tipos de decoração em um só lugar.
Comece escolhendo quadros em que as gravuras remetam à época industrial: vale imagens dos grandes prédios ou até mesmo das antigas vias ferroviárias.
Complemente com relógios no estilo vintage, fabricados em metal, trazendo sofisticação para a sua decoração.

– Faça misturas ousadas

Se seu imóvel é no estilo loft ou galpão, ele é perfeito para receber a decoração industrial. Mas ela vai bem com qualquer imóvel, afinal, não são apenas as vigas e tijolos aparentes que caracterizam o estilo.
Procure móveis em preto, branco e cinza, tons urbanos que remetem à infraestrutura das fábricas.
Invista em detalhes e objetos vibrantes nas cores vermelho, amarelo, púrpura e turquesa, que criarão uma combinação ousada e contemporânea com móveis de metal e madeira.
Os móveis desses materiais, aliás, formam uma mistura do moderno com o rústico, que tem tudo a ver com a decoração industrial.
Para criar um toque ainda mais industrial, caso seu imóvel não possua nenhuma parede com tijolos aparentes, você pode investir em adesivos ou papéis de parede que imitem esse efeito. O cimento e o revestimento cerâmico também são muito usados na decoração industrial.
Um dos lemas da decoração industrial é a praticidade, portanto, tenha isso em mente na hora de escolher objetos de decoração.
Em vez de uma estante tradicional, por exemplo, procure uma estante de arquivos!
metal e a funcionalidade do móvel tem tudo a ver com o estilo industrial.
Na hora de escolher novos móveis para complementar a decoração industrial, crie um contraponto com o estilo despojado presente nas paredes e nas texturas, e opte por móveis selecionados. Investir em uma bela poltrona, em uma cristaleira que marque o ambiente ou em um sofá com um toque mais requintado atrai os olhares para a decoração e faz com que o estilo industrial saia do comum e adquira autenticidade.

Eloisa Rosseto quarto estilo decor industrial

Eloisa Rosseto quarto estilo decor industrial

– Invista na iluminação

A iluminação, principalmente a direcionada, é um toque essencial na decoração industrial.
É ela que valorizará as misturas criadas no estilo, destacando os jogos de cores e materiais.
Além disso, como a decoração industrial é excelente para ambientes pequenos, a iluminação ajuda a harmonizar o ambiente, evitando que ele pareça sufocado.

Invista em luminárias de metal, com ou sem acabamento em tinta. As do estilo vintage também são ótimas aqui.

BLOG Decoração Industrial

ESPAÇO E FORMA – BLOG Decoração Industrial

A decoração industrial vai bem com qualquer ambiente, e seu toque moderno e contemporâneo faz com que esse tipo de decoração seja um dos estilos mais em alta da atualidade.
Basta um pouco de criatividade e alguma pesquisa por boas referências para transformar a sua casa!
Além disso, na hora de mudar a decoração do seu ambiente, é muito importante conversar com um profissional da área para chegar ao resultado esperado.
Quando contratamos o serviço de profissionais capacitados, recebemos uma decoração final que vai além da nossa ideia inicial.
Gostou das nossas dicas sobre a decoração industrial?
Então deixe um comentário contando as suas experiências com esse tipo de decoração e contribua para a discussão do assunto!

Solicitar orçamento para Espaço e Forma

Posted in Design de interiores and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *