Dicas de decoração para um hall de entrada encantador projeto Fernanda e Mariana Mattos Polo Design Show

– As 9 melhores plantas para ter em casa.

Plantas específicas para ambientes internos são perfeitas para acrescentar leveza e um ar mais puro ao ambiente. Entretanto, podemos nos deparar com algumas dúvidas ao procurar plantas para ter em casa: quais precisam de mais luz do sol? Quais exigem mais cuidados? Quais se adaptam melhor a ambientes fechados?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, selecionamos 9 sugestões de plantas para ter em casa. Acompanhe!

  1. Cactos

Cactos e minicactos são uma febre do décor, e ficam especialmente bonitos quando diferentes espécies são combinadas em arranjos e terrários. Além de deixarem qualquer ambiente mais elegante, eles não necessitam de muitos cuidados.

Essas plantas gostam de bastante luz solar, portanto, devem ficar próximas da janela ou na varanda. As regas devem ser feitas apenas uma vez por semana, sempre em pequenas quantidades — do contrário, elas podem acabar morrendo.

Lembre-se que, se houver crianças na casa, você deve colocar os cactos em locais altos e de difícil acesso pelos pequenos. Essa é a melhor prevenção contra possíveis acidentes com os espinhos.

 

por Renata Trevisanpor Renata Trevisan

 

  1. Suculentas

Essas simpáticas plantinhas apresentam diversos formatos e tamanhos. Têm origem desértica e só podem ser regadas uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno, por isso devem agradar os que passam muito tempo fora de casa.

Quando dispostas em pequenos vasos ou em conjunto com outras espécies, as suculentas ficam ótimas nas mesas de jantar, em aparadores, estantes e mesas de centro. O melhor é que são extremamente versáteis, harmonizando-se tanto com as peças mais rústicas quanto com as mais sofisticadas.

  1. Samambaias

As samambaias são um coringa da decoração. Além de serem pontos de cor viva, não exigem muita manutenção no dia a dia. Ideais para jardins verticais, elas podem ser colocadas em nichos na estante, floreiras suspensas ou até mesmo em prateleiras altas.

Para deixar a folhagem extensa e leve, é preciso que a planta seja suspensa — daí a importância de deixá-la em móveis altos ou vasos presos ao teto por correntes.

Uma dica interessante é pendurá-la no teto utilizando macramê. É puro charme! Lembre-se que as samambaias não gostam de vento e nem de luz direta. Por isso, procure mantê-las em local fresco e arejado.

  1. Pau d’água

Popularmente conhecida como pau d’água, a dracena é uma planta perfeita para decorar o ambiente de forma elegante e moderna. Ela voltou à moda nos últimos anos, conferindo um estilo contemporâneo à casa sem abrir mão da elegância.

Também conhecida como dracena malaia, ela tem folhagem exuberante e não necessita de luz direta — embora seja recomendável ganhar um banho de sol durante algumas horas na semana. Precisa ser regada apenas uma vez por semana e fica linda em cachepô de madeira ou vidro.

 

 

Dicas de decoração para um hall de entrada encantador projeto Fernanda e Mariana Mattos Polo Design Show

Dicas de decoração para um hall de entrada encantador projeto Fernanda e Mariana Mattos Polo Design Show

 

 

      5.  Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge tem origem africana, é muito resistente e de cultivo àmeia sombra ou sol pleno.

Essa planta gosta bastante de claridade e tem pouca tolerância à fumaça de cigarros e ao ar-condicionado. Por isso, deixe-a próxima às janelas. Para contrapor com as linhas verticais da planta, use vasos circulares ou cilíndricos.

Atenção com as crianças e animais domésticos: por ser venenosa, pode levar a acidentes se ingerida em grandes quantidades.

Acredita-se que a espada-de-são-jorge auxilia a proteger contra o mau olhado, especialmente quando colocada na entrada da casa. Mas essa espécie ajuda também a purificar o ambiente, pois “filtra” os poluentes do ar.

Além disso, ela agrada aos adeptos do minimalismo, já que não possui arranjos complexos.

  1. Orquídeas

As orquídeas são uma das melhores plantas para ter em casa. Apesar da aparência delicada, são muito guerreiras: elas conseguem se adaptar a diversos ambientes e são muito recomendadas para ornamentação, florescendo até 2 vezes ao ano.

Presentes nos cinco continentes, apresentam grande variedade de cores, formas e tamanhos. A espécie phalaenopsis é uma das mais procuradas por exigir poucos cuidados especiais. São plantas que gostam de luz indireta, por isso, mantenha-as à sombra com alguma luminosidade.

Sofisticadas, as orquídeas ficam ótimas em ambientes rústicos — como uma parede com tijolos aparentes —, em vasos circulares cobertos com folha de bananeira e também em kokedamas (técnica em que a planta é suspensa com musgos e terra, sem a necessidade de um vaso).

 

ambientação por Marcos Contrera

Ambientação por Marcos Contrera

  1. Clorofito

Se você é o tipo de pessoa que acaba sempre matando as plantas de casa, a clorofito é a solução. Também conhecida como gravatinha, é considerada uma das plantas mais resistentes. Possui uma folhagem rica e pequenas flores brancas.

Essa planta cresce facilmente e prospera melhor em ambientes de luz solar indireta e com temperaturas mais amenas. Prefere solo seco e fica linda em vasos de chão, ao lado de poltronas e luminárias. O melhor de tudo é que, além de exuberantes, as clorofitos também purificam o ar do ambiente e são totalmente seguras, já que não são venenosas.

  1. Ficus-lira

Ficus-lira é a espécie ideal para ambientes internos. Também conhecida como figueira-lira, tem grandes folhas verde-escuras, que parecem formar a silhueta de uma lira, instrumento musical de cordas.

Ela gosta de temperatura ambiente e exposição moderada à luz solar. Portanto, se a sua ficus-lira está ficando pálida, tente movê-la para um lugar com menos incidência dos raios do sol. A superfície do solo deve ficar entre o seco e o ligeiramente molhado. Além da fácil manutenção, ela cria um clima super tropical para o ambiente.

  1. Areca-Bambu

Semelhante às folhagens dos coqueiros e das palmeiras, outra planta que também traz a tropicalidade para sua casa é a areca-bambu. Ela pode crescer mais de 2 metros se tiver espaço ou permanecer pequena se colocada em um vaso menor.

Necessita de luz indireta e de solo seco, com uma frequência de regas semana sim, semana não. Uma boa dica é colocá-la em cachepô de vime ou cordas do tipo sisal.

As plantas são grandes produtoras de oxigênio e contribuem para uma sensação de relaxamento e bem-estar em qualquer ambiente. Usá-las como parte da decoração do seu lar só trará benefícios para você e sua família, pois além de lindas e charmosas, reduzem o estresse e ajudam a purificar o ar.

 

ambientação Espaço e Forma acesse o site

ambientação Espaço e Forma acesse o site

 

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são as melhores plantas para ter em casa, é interessante consultar um profissional de paisagismo ou design de interiores para te ajudar.

E você, gosta de decorar sua casa com plantas? Comente e compartilhe sua experiência conosco!

 

Posted in Espaço e Forma and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *