Adriana Scartaris decor estilo industrial

Como escolher as cores certas para a sua casa? Saiba aqui!

A escolha de cores para a casa é um dos elementos de decoração mais importantes para refletir o gosto pessoal dos seus moradores. Seja em móveis ou paredes, os diferentes tons usados em cada ambiente podem transformá-los completamente e definir a sensação que o cômodo transmitirá às pessoas que estiverem nele — tranquilidade, alegria, aconchego, etc.

Por isso, neste post, listamos 5 dicas para te ajudar a acertar a mão na seleção de tonalidades para a sua casa. Confira!

1. Analise a decoração da casa

Observe o estilo de decoração da casa (minimalista, rústico, vintage, provençal, moderno, etc). A partir disso, você poderá escolher as cores que mais combinam com os demais elementos. Por exemplo: para uma decoração de estilo tropical, é interessante usar tons de amarelo, azul e bege. Já para um estilo romântico, cores como branco, verde e coral são as mais indicadas.

2. Escolha cores harmônicas

Selecione uma paleta de cores que sejam da mesma “família”, ou seja, que tenham harmonia entre si, mesmo que sejam de diferentes tons. Essas “famílias” de cores estão divididas em 7 paletas: vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, violeta e neutros. Escolha a que mais combina com sua casa e trabalhe os diferentes tons delas para deixar os cômodos ainda mais de acordo com seu gosto pessoal.

Adriana Scartaris decor estilo industrial

Adriana Scartaris decor estilo industrial

3. Entenda o estilo de cada ambiente

Cada ambiente tem uma função e deve transmitir diferentes sensações. A sala de estar, por exemplo, é um local de receber visitas e pode ter um ar descontraído, por isso, invista em cores fortes e vivas.

Nos quartos, que são lugares de descanso e aconchego da casa, você pode optar por tons neutros e claros, como palha, salmão ou até mesmo rosa. Para a cozinha, prefira as cores branco e cinza, para dar uma sensação clean e de maior espaço.

 

ESPAÇO E FORMA vitrine by Patricia Duarte

ESPAÇO E FORMA vitrine by Patricia Duarte

4. Aplique a técnica de tom sobre tom

Depois de escolher a “família” de cores para a casa que mais se adapta à decoração, é hora de sobrepor os tons e trabalhar técnicas de contraste. Você pode destacar espaços específicos da casa simplesmente aplicando um tom mais escuro da cor escolhida. Por exemplo, se você escolheu a cor lilás para a sala, você pode ressaltar uma parede de quadros usando um tom mais escuro de roxo.

O interessante é usar a técnica de tom sobre tom a seu favor para fugir da monotonia e deixar a casa com um visual mais alegre.

 

por Lucilene Leitte

por Lucilene Leitte

5. Capriche nos ambientes externos

Não se esqueça de dar atenção também aos ambientes externos, como varandas e jardins. Selecione cores que deem mais vida às áreas de fora da casa e que destaquem a beleza desses espaços. Por serem amplos, esses lugares podem receber cores mais fortes, como vermelho ou laranja, por exemplo.

É muito importante escolher cores para a casa que mais correspondam à personalidade da pessoas que moram nela. Tendo isso mente, basta seguir essas dicas para harmonizar as diferentes tonalidades de cada espaço e deixar seu lar ainda mais acolhedor!

E então, gostou das sugestões? Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!

 

 

Posted in Espaço e Forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *